RECONHECIMENTO PÚBLICO
O programa de aprendizagem da instituição, foi registrado como um caso de exemplo para instituições da área, através do livro Ser Aprendiz, organizado pela Procuradora do Trabalho Dra. Mariane Josviak e pela Coordenadora da Área de Aprendizagem do Governo do Estado do Paraná Dra. Regina Blay, publicado em 2009, no Artigo: A Aprendizagem e Seus Efeitos sobre a Promoção Social de Adolescentes e Jovens na História do Trabalho Infantil. (Livro: SER APRENDIZ Aprendizagem Profissional e Políticas Públicas: aspectos jurídicos, teóricos e práticos, São Paulo: LTr, 2009).

Este projeto recebe incentivo fiscal com o nome APRENDIZ CAPAZ, pelo fundo municipal de Curitiba.

Por três premiações consecutivas a organização foi contemplada pela Força Voluntária Itaipú com os seguintes projetos:

• Sorriso Feliz (2007), que descreveu o funcionamento e impacto social produzido pelo projeto Linha da Vida, na Vila Zumbi/Mauá.
• Costura Fina (2009), relatando nossa experiência no projeto desenvolvido na formação de costureiras na região metropolitana de Curitiba.
• Enxoval Solidário (2011), demonstrando as ações voltadas para a humanização dos atendimentos em hospitais.

Votos de Congratulações e Aplausos Câmara de Vereadores de Curitiba – 2011.

Menção honrosa da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná a Voluntária Verônica Monteiro – 2014.

Menção honrosa da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná a ABC Vida – 2015.

Reconhecida por suas práticas em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, objetivos de Desenvolvimento Sustentável e pelo seu papel como articuladora do crescimento sustentável do Paraná, pelo grupo FIEF, SENAI, SESI, IEL, pelo movimento Nós Podemos Paraná, e pelo Movimento Nacional por Cidadania e Sustentabilidade, 5ª Edição, 2015.

Menção Honrosa Empresa Solidária, Município de Araucária, 26 de fevereiro de 2016.

Portadora do Selo Ajuda Paraná 2016, que atesta a regularidade da organização para receber doações.

PÚBLICO ALVO DA INSTITUIÇÃO
O público atendido pelos programas da ABC Vida é composto de crianças de 0 a 12 anos e adolescentes a partir de 14 anos até a Melhor Idade. Somando-se todos os projetos, cerca de 850 pessoas/ano são atendidas diretamente por mês.

Quanto à sua condição SÓCIO-ECONÔMICA, cerca de 80% das pessoas assistidas encontra-se em situação de vulnerabilidade social, sobrevivendo com uma renda per capita de ½ salário mínimo, com nível escolar predominantemente do Ensino Fundamental ou cursando o Ensino Médio. Da mesma forma, são moradores da periferia da cidade, onde as facilidades para o uso de um computador com internet banda larga e as oportunidades de trabalho são muito reduzidas.

Temos ainda aproximadamente 10% deste público composto por pessoas em situação de abrigo, morador de rua, ou adolescente em conflito com lei.

As características desse público podem ser assim resumidas, considerando-se a média de 1000 pessoas assistidas anualmente:

• Crianças até 12 anos – 7,6%
• Adolescentes até 18 anos – 59,7%
• Adultos e Famílias – 23,5%
• Moradores de Rua – 0,5%
• Mulheres e Melhor Idade – 4,3%
• Migrantes – 3,3%
• Pessoas Com Deficiência – 0,7%

BREVE APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DESENVOLVIDOS
A ABC VIDA desenvolve 4 programas sociais distribuídos em 22 projetos/ações, atingindo no ano de 2014 diretamente mais de 7 mil pessoas, mas além deste público, seu impacto indireto atinge a mais de 2 a 5 mil pessoas.

PROGRAMA APRENDIZAGEM PROFISSIONALIZANTE

É o conjunto de projetos que visam gerar renda, aumentar a trabalhabilidade do indivíduo e fomentar o empreendedorismo.

Atualmente são 7 projetos/ações que dão suporte aos objetivos do Programa.

1. APRENDIZ CAPAZ: possibilita o primeiro emprego assistido para adolescentes e jovens.
É estabelecido pela Lei 10097/2000 com a finalidade de erradicar o trabalho infantil, erradicar a pobreza, melhorar o nível de escolaridade, assistindo o adolescente o jovem durante a formação da cultura para o Mundo do Trabalho.

2. APRENDIZ SUPERAÇÃO: possibilita o acesso ao emprego para pessoas com deficiência.
Ocorre nos mesmos moldes do Aprendiz Capaz, porém sem o limite de idade de 24 anos.

3. ESPAÇO DO SABER: fornece cursos e-learning para a população assistida certificando-a em parceria com a DTCOM.
São diversos cursos disponíveis voltados para o auto-desenvolvimento.
Recomendamos também o espaço de cursos gratuitos on-line da FGV: http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos, dentre outros.

4. ABC EMPREGOS: encaminha pessoas para vagas de empregos.
Recebe e encaminha currículos diariamente, tendo como principais parceiros o portal Meu Novo Trabalho, com centenas de vagas mensalmente e a empresa SoftMarketing, que abre mais de 200 vagas mensalmente para atender grandes empresas como COPEL, GVT e outras na área de telemática.
Portal com tudo o que a pessoa precisa saber sobre empregabilidade/trabalhabilidade: http://www.meunovotrabalho.com.br/

5. CURSOS PROFISSIONALIZANTES:
a) CURSO DE ESTÉTICA E BELEZA: Funciona de segunda a sexta-feira, das 14 às 17h, e a aluna deve estar matriculada para poder cursar. São cursos rápidos com até 36h;
b) CURSO DE COSTURA: as sextas-feiras promove o aprendizado na área de corte e costura;
c) CURSOS VINCULADOS A OUTROS PROJETOS: Cursos Tecnologias Alimentares, Auxiliar Administrativo, Vestuário, Telemática, Mecânica e Manutenção Geral: todas as segundas-feiras as 8 as 14h, atendendo atualmente apenas aos alunos da aprendizagem. Está em estudo para ser aberto a comunidade.

6. EMPREENDEDORISMO: Pode atender a pequenos empresários e pessoas que desejam empreender, mediante os parceiros Aliança Empreendedora e Agência Curitiba.

7. PALESTRAS DE CAPACITAÇÃO E MOBILIZAÇÃO: a ABC Vida possui contato com inúmeros stakeholders disponíveis para palestrar sobre temas diversos que envolvem a carreira profissional, produtividade e o desenvolvimento de habilidades pessoais.

PROGRAMA DEFESA E GARANTIA DE DIREITOS

Busca articulação com os CRAS – Centro de Referência e Assistencial Social Municipal e com a Rede de Sócio Assistência Municipal, tendo em vista garantir e defender os direitos de cidadania, com base na Lei Orgânica da Assistência Social, através de 08 focos de ação. As ações se articulam e são complementares umas das outras.

1. Projeto de Qualidade de Vida para Famílias: foram 238 famílias atendidas com ações que buscam em articulação com os CRAS o atendimento de pessoas empobrecidas, ajudando-as a obter direitos e aprimorando o processo de inclusão social.

2. Atendimento a Moradores de Rua: São encaminhamentos nas mais diversas áreas, como banho, alimentação e inclusão em comunidades terapêuticas. Neste ano atendemos a 21 moradores de rua ao longo do ano e 4 já saíram desta situação.

3. Articulação de Vagas em Comunidades Terapêuticas: A ABC Vida apoia algumas organizações com alimentos e outros donativos, para ter vagas disponíveis em contrapartida, para a população que assiste, neste ano necessitou de 15 vagas ao longo do ano.

4. Empréstimo de Equipamentos Hospitalares: Ao todo 10 famílias foram beneficiadas.

5. Apoio a Haitianos e Refugiados: Foram apoiadas 120 pessoas, com obtenção de alimentos, documentos, empregos entre outras ações.

6. Apoio para familiares do programa de aprendizagem: apoio para situações de negligência, violência e outros para 225 pessoas.

7. Encaminhamento para Canaã Saúde e doação de medicamentos: 20.

8. ABC Noite Aberta: Capacitou 30 pessoas para atuar na rede de sócio assistência do município e a política de assistência no Brasil.

PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA PARA A MELHOR IDADE

Busca incluir o idoso e mulheres em atividades de grupos de convivência, discussão de direitos e atividades de inclusão produtiva no viés da solidariedade. Estas ações elevam sua auto estima e melhoram o seu estado emocional, dentre outros pontos fortes de sua atuação.

1. Enxoval Solidário: oficina de produção de kit de recém nascido, no qual as idosas e mulheres aprendem a elaborar os materiais e os confeccionam enquanto desfrutam da companhia e amizade umas das outras. Debatem problemas pessoais e se ajudam mutuamente. O material produzido é destinado às famílias incluídas em programas de sócio assistência, sem nenhum custo. Teve em média a participação de 30 pessoas entre idosas e mulheres.

2. Oficina de Crochê e Tricô: semelhante ao Enxoval Solidário, porém com outro tipo de oficina, teve em média a participação de 10 pessoas entre idosas e mulheres. O material produzido em parte é destinado a casas de repouso do município, a outra parte é vendida pelas participantes, quando há necessidade de financiar sua participação em fóruns da terceira idade ou em temáticas femininas.

3. Oficina de Artesanato: Ainda dentro da mesma ênfase de grupo de convivência, destina sua produção para uso próprio. Teve em média 8 participantes ao longo do ano.

4. Coral: Outro grupo de convivência tendo como oficina a música. Em média foram 30 idosos participando semanalmente.

5. Recreação: Encontros para a realização de atividades físicas, teve a frequência média em média 20 idosos.

6. Inclusão digital: Oficina de redes sociais e internet, com frequência média em torno de 10 idosos.

7. Nosso Bazar: Ação voluntária que mobilizou mais de 20 mulheres para o atendimento do projeto e atingiu a mais de 3800 pessoas ao longo de 2014.
Este projeto fomenta recursos para a organização, sendo sua 3ª principal fonte.

8. Amor em Linha: fornece o aprendizado de artesanato que é comercializado com venda revertida para a ABC Vida.

9. Corte e costura: curso de corte e costura para todas as faixas etárias, com mais de 20 alunas formadas.

PROGRAMA DIGNIDADE

Busca atingir a região metropolitana de Curitiba com ações na área de saúde e lazer, cultura e esporte para crianças e adolescentes, além do contra-turno escolar. São 03 projetos neste eixo.

1) Artes Marciais na Vila Zumbi – atende a 50 Crianças e Adolescentes.

2) Contra-turno escolar Vila Zumbi – cuida de 40 Crianças.

3) Linha para Vida: consultório médico e odontológico móvel – atende a 40 pessoas por mês.

Mordomia Corporativa
Uma das medidas adotadas pela instituição para manter um padrão de administração responsável é atualizar todas as certidões negativas, no mínimo a cada 6 meses.

Registros e Certificações
A ONG está registrada no CNPJ nº. 72.258.395/0001-38 e recebeu as inscrições nos:

• Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMTIBA) – nº. 254
• Conselho Municipal de Assistência Social de Colombo (COMAS) – nº. 106
• Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Colombo (CMDCA) – nº. 031
• Conselho Municipal de Assistência Social de Curitiba (CMAS) – nº 660
• Fundação de Ação Social (FAS) n° 426
• PROVOPAR
• Certificado de Utilidade Pública Municipal – Lei n° 11.121 de 26 de agosto de 2004
• Certificado de Utilidade Pública Estadual – Lei nº 12.357 de 8 de dezembro de 1998
• Certificado de Utilidade Pública Federal – Portaria nº 124 de 14 de janeiro de 2009
• Registro dos Cursos de Aprendizagem no sistema Juventude Web do Ministério do Trabalho e Emprego sob os números: 3310, 5509 e 5562.