Recomeço profissional para pessoas com maior dificuldade de empregabilidade

 

O dia 7 de março marcou a celebração da formatura de um novo projeto da ABC Vida: o projeto Methamorfose. Mais do que celebrar a formatura do curso realizado, os oito alunos comemoraram uma nova oportunidade para a vida deles.

O projeto Methamorfose atua junto a um público com as maiores dificuldades de inserção no mercado de trabalho. O Brasil vive altas taxas de desemprego. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o mês de janeiro de 2018 fechou com a taxa de desemprego em 12,2%, ou seja, 12,7 milhões de brasileiros estão sem trabalho.

Os grupos mais afetados pelo desemprego são pessoas com baixo nível de escolaridade, migrantes e refugiados, mulheres que se afastaram do mercado para cuidar dos filhos e ex-detentos.

As dificuldades desses grupos em conseguir subsistência deram origem ao Projeto Methamorfose. O principal objetivo do projeto é preparar pessoas em situação de vulnerabilidade para o empreendedorismo individual, proporcionando renda e fortalecendo os vínculos familiares.

Quando há vagas, os participantes do projeto podem escolher participar da aulas de corte e costura, serviços na área da beleza, empreendedorismo e informática. Todo o projeto é ofertado de maneira gratuita.

Os primeiros frutos

No início de março os primeiros alunos do Projeto Methamorfose receberam os certificados de conclusão das aulas de corte e costura e informática. Oito novos profissionais estão qualificados para voltar ao mercado de trabalho como microempreendedores e sairão das altas estatísticas de desemprego no Brasil.

Para Kesia Cristina Ribeiro de Oliveira, uma das formandas, participar do projeto foi um momento muito gratificante. “Agora é só começar a trabalhar e dar mais orgulho para essa equipe de professores que investiu em mim e nos meus sonhos”, afirma.

 

 

Apoie o projeto

Doe qualquer valor – Banco ITAÚ – agência 3702 | conta 00177-1

Seja um voluntário – Se você tem conhecimento técnico na área de informática / corte e costura / beleza , seja um professor voluntário.

Seja um parceiro – Compre os produtos confeccionados pelos alunos do projeto.