Aprendizagem dá certo – Case de efetivação

Luiz Henrique de Araújo Oliveira tem 18 anos, tem um bom emprego, está na faculdade e sonha em transformar a vida de outros jovens. Quando tinha 16 anos, sua situação familiar o fez buscar um Programa de Aprendizagem e nesta época ele nem imaginava que teria tantas conquistas em tão pouco tempo.

Luiz Henrique, 18 anos, hoje é um ex-aprendiz da ABC Vida. Um dia antes de ter o contrato de aprendizagem encerrado, ele foi notificado pela empresa Balaroti que seria efetivado. Passaria de aprendiz que atuava no estoque para vendedor. “Quando recebi a notícia o alívio e a felicidade foram sem medidas. Naquele momento começou a repassar na minha cabeça todos os momentos que me levaram até ali e tudo valeu a pena”.

Tudo começou ainda criança. Com olhos curiosos, Luiz olhava os adultos e sentia vontade de querer trabalhar para ter o próprio dinheiro e ser independente. Seus pais, considerados por Luiz como pessoas simples, queriam que ele aproveitasse sua adolescência e se dedicasse aos estudos e por isso não queriam que Luiz começasse a trabalhar cedo. “A situação mudou quando minha mãe recebeu a notícia que estava grávida. Foi um susto, porque não estávamos esperando e por isso meus pais não tinham planejamento financeiro para ter um bebê”.

Para dar um alívio para a família, aos 16 anos Luiz começou a procurar sua primeira oportunidade no mundo do trabalho. Enfrentou as dificuldades das portas fechadas para a contratação de jovens sem experiência. Um dia ele se deparou com um post da ABC Vida no facebook. “Não pensei duas vezes. Me inscrevi no site da ABC Vida e aguardei. Fui encaminhado para uma entrevista no Balaroti junto com outros jovens. Deu tudo certo e fui contratado”.

Durante o Programa, Luiz aproveitou o curso de formação teórica oferecido pela ABC Vida. “Eu aprendi muito mais do que a parte técnica, de vendas e logística. Eu aprendi a respeitar mais o limite das pessoas, a esperar o tempo de cada um e a lutar com mais garra pelos meus sonhos. Os valores humanitários e de cidadania que aprendi na ABC Vida me transformaram como pessoa. O estímulo que os professores ofereciam eram diários. Eles nos incentivam a a estudar, a melhorar, a ser sempre mais, a entrar em uma faculdade. Os professores são grandes incentivadores”.

Foi graças ao estímulo e apoio que Luiz encontrou nos professores da ABC Vida que uma decisão importante sobre seu futuro foi tomada. “Meu sonho é ser professor universitário. Já estou cursando a faculdade de história. Graças aos professores que me incentivaram tanto a querer saber mais, a descobrir novas coisas que eu tenho o desejo de fazer o mesmo na vida de outras pessoas. Quero que as pessoas se sintam motivadas com a minha aula, porque eu acredito que só a educação pode transformar vidas de maneira completa”.